28 de outubro de 2004

à tout propos (35)

DIA DA MEMÓRIA
Nós, que andamos sempre preocupados com as guerras dos outros, por vezes fingimos ignorar as nossas. Saímos prá rua porque os americanos matam dúzia e meia de iraquianos e não temos semelhante atitude perante a sangria que inflingimos uns aos outros, gratuitamente, nas estradas portuguesas (como se não bastassem já os péssimos exemplos de engenharia viária que aqui temos ou a inexistência de conceitos como planeamento ou manutenção). Tá mal! Por isso, aproveito para dar continuidade, neste local, à sugestão de uma amiga, a comemoração do dia mundial da memória.
No próximo dia 21 de Novembro celebra-se, em todo o Mundo, o Dia Mundial em Memória das Vitimas da Estrada. A organização deste evento está a cargo de várias entidades e cidadãos em nome individual, com interesse na área da intervenção social. Em Portugal, o ponto central das celebrações será em Évora, embora se espere que diferentes eventos ocorram um pouco por todo o país.
Em Évora, os diferentes eventos decorrerão, na noite de Sábado, dia 20 e Domingo, dia 21.
No Domingo, na Praça do Giraldo, irá ser construído um memorial em nome das vítimas das estradas. Símbolo do bem e do mal, a vara desde sempre foi utilizada pelos caminheiros como auxílio na busca do seu caminho. Neste dia, as varas irão simbolizar o caminho que ainda temos que percorrer para acabar com esta epidemia. Traga uma vara por cada familiar, amigo ou conhecido!
É que, não há memória...

Sem comentários: