22 de outubro de 2003

em de-talhe

DA SEPARAÇÃO DOS PODERES: UM PRA MIM, UM PRA TI
Experimentalismo político com repercussões sociais, num cerrar de fileiras unidimensional: pode ser muito perigoso, não só para as instituições democráticas como evidentemente para os que acreditam nelas e apesar de tudo tenho conhecimento de diversas pessoas que acreditam... quanto a outros, tenho dúvidas. Não era este caos em forma de caldeirada de peixe do mar que Montesquieu postulava quanto à separação de poderes, e que muitos seguidores pretensamente tem; ou assim se esforça por mostrar muito desse peixe. Na verdade, é de tal ordem nebulosa a caldeirada que não se percebe de quem é este rabo ou a que trucidado organismo corresponde aquela barbatana...
Isto a um nível, porque a outro é a total, hipocritamente limpinha apresentação da caldeirada, com salada a acompanhar e tudo.
É escandaloso vê-los defender o normal funcionamento das instituições enqaunto nos bastidores, apagadas as luzes, tudo vale. E claro, com as rémoras deliciosamente manipuladas e manipuladoras, assumindo-se como medium privilegiado na digestão de toda a porcaria. Claro que os dejectos são depositados no ambiente, que os consome avidamente.