1 de outubro de 2004

em de-talhe

BLOGS, UM PÉSSIMO EXEMPLO
Casos como este não devem ser difundidos nem publicitados, porém, a sensatez leva-me a difundir um péssimo exemplo de blog, exactamente para afirmar como não deve ser. O exemplo seguinte é a antinomia de tudo quanto possam ser espaços de expressão ideológica, artística, política, desportiva, seja o que for. Antes pelo contrário, é um exemplo cabal de histeria colectiva eivada de motivações cobardes e repudiantes.
Falo de um blog que nasceu em Redondo, vila «pacata» alentejana do vinho, do azeite e do barro. Presumo que o seu autor, no momento da criação desse blog, jamais tenha previsto o que se sucedeu. Se o previu, nesse caso, tratar-se-á de um indivíduo mal formado, cujas intenções serão no mínimo, inclassificáveis.
Aos dois primeiros textos (à hora que escrevo, tem apenas 3 textos e centenas de comentários), o chorrilho foi crescendo, atingindo perigosos níveis de ataque pessoal, do mais vil e esqualido que se possa imaginar. Sempre escondidos atrás do anonimato, os comentadores vão alimentando cobardemente os mais variados insultos, sem o minímo de contenção, atirando venenosamente contra tudo e todos. Demasiado ordinário.
Entretanto, um clima de suspeição e mau estar geral começa a fazer-se sentir por toda a vila. Ninguém tem descanso e de um momento para o outro, todos os telhados têm vidro. Estamos perante um ataque em massa contra direitos fundamentais. Um ataque, pois, à cidadania e à democracia.

Sem comentários: