8 de outubro de 2004

à tout propos (19)

SABES BEIJAR?
«É a loucura, loucura controlada»... Hoje de manhã, enquanto tomava apressadamente o petit-dejeuner e durante o intervalo do programa de notícias que diariamente me liga ao mundo, eis que surge um anúncio do género «make friends & brides». Então não é que, se ligarmos para o 3939 (ou algo do género), temos a possibilidade de receber detalhados ensinamentos sobre como beijar?
É óptimo para as nossas criancinhas e para muitos adultos que passaram ao lado das matinés, das traseiras do gimnodesportivo, do banco de jardim ou do banco de trás. É claro, os paizinhos que se preparem quando chegarem as facturas...
No entanto, é possível sequer imaginar a cara de felicidade de filhos, irmãos (e até esposos) quando receberem o certificado de qualidade ISO 969, que os habilita a dar melosos e penetrantes beijos? Mais, e a alegria que eles próprios darão aos companheiros que criaram em tempos expectativas e as viram defraudadas? E a miúda que pensa seres ainda um piolhoso que só pensa em piões e berlindes?
Aliás, lembro-me inclusive do caso de um amigo meu, que do alto dos seus 13 anos, renunciou a uma beldade da altura, na mata da escola porque ela não sabia beijar. Na verdade, após várias e infrutíferas tentativas de com ela trocar fluídos salivares, acabou por desistir, profundamente desagradado. Aquilo mais parecia daqueles beijos à Jane Wyman e Regis Toomey, nunca mais acabava, na cabeça dele.
Hoje, talvez estivessem casados, se à época existisse um serviço assim.
Mas, a meu ver, este serviço tem contrapartidas que me suscitam dúvidas. E se, à medida que vão dominando o repertório de beijos e a panóplia de técnicas, os utentes deste serviço deixam de fazer daquelas distinções fundamentais e espetam com um linguado numa cerimónia oficial ou quando cumprimentam a amiga da mãe lhe contam os dentes com a lingua?
Mas pelo menos, já sabemos que para o desemprego é que Santana Lopes não vai (sim, porque ao lado das matinés ele não passou), caso a Assembleia da República seja dissolvida pelo PR.

Sem comentários: