6 de fevereiro de 2007

Descubra as Diferenças

Porque razão continua o país a encobrir uma realidade por demais esmiuçada e compreendida? Porque razão continuam os nossos governantes e os nossos tribunais a manter um pequeno tirano no poder? Terá algo que ver com o facto de se assumir sem grandes hipocrisias, revelando claramente o que é? E o que é, quiçá, a democracia portuguesa?...

Como outros na história, contemporiza-se com o culto da personalidade, o culto do chefe madeirense... o grande timoneiro xenófobo e totalitarista, cujas diferenças com Il duce hão-de residir mais na forma que no conteúdo. Um, altivo e o outro, arlequim. Meio século depois, a história há-de perdoar mais facilmente os italianos - deslumbrados pela grandeza nacionalista prometida - do que os portugueses, grandes mestres do estrabismo - essa arte que consiste em olhar deliberadamente para o lado, não vendo o que não se quer olhar.

2 comentários:

Anónimo disse...

azia?????????????????

The Joker disse...

Antes tirano no poder com direito a desenvolvimento, estradas, urbanizações, turismo, enfim obra feita, do que democracia "livre", "plural" e continental que não nos leva a lado nenhum. Ora veja-se o estado do País.