17 de dezembro de 2007

Apaziguar consciências

Natascha Kampusch, a rapariga austríaca que no ano passado logrou escapar de um longo cativeiro num anexo da cave de Wolfgang Priklopil, virou agora estrela de televisão. O canal Puls 4 anunciou que Natascha será anfitriã de um programa de televisão, no decurso do qual entrevistará personalidades austríacas e internacionais.

Esta, podia ser simplesmente uma história de sucesso, mau grado todas as vicissitudes passadas pela rapariga. Mas essa, seria a leitura mínima. Proponho duas leituras alternativas.

Em primeiro lugar, a da cadeia de televisão que se prepara para fazer um dinheirão à conta da dramática imagem de Natascha, explorando justamente essa dupla faceta de sobrevivente e de espoliada.
Em segundo lugar, no plano simbólico, esta acção também poderá ser interpretada como uma compensação por danos morais, causados pelo falhanço da sociedade austríaca, aqui acusada por não ter zelado convenientemente pela criança e por se permitir conviver com os monstros que o dever ser lhe diz para combater.

Sem comentários: