8 de setembro de 2008

Preocupações ambientais à parte

Troia Resort, um dos empreedimentos de Belmiro de Azevedo na península de Troia, será um exemplo acabado do efeito «mão invísivel», de Adam Smith, o qual serve de inspiração à direita liberal. Consiste basicamente na regulação dos mercados com uma intervenção mínima do Estado, concedendo ampla autonomia às dinâmicas da oferta e da procura (os meus amigos economistas e outros curiosos que me corrijam se estiver errado).

Vocacionado para um perfil de clientes caracterizado por passear de Ferrari ao fim-de-semana e por se mostrar muito sensível às questões ambientais – muito em moda – o empreendimento Troia Resort dedicar-se-á a um sem número de actividades de limpeza e conservação da biodiversidade do estuário do Sado para atrair e consolidar clientes. Em suma, as excentricidades destes indivíduos que até se costumam fazer transportar de avião, vestir as esposas e concubinas com visons e enfardar o bandulho com caviar de esturjão, é que serão o leit motif para uma preocupação da Sonae com o ambiente. Grosso e curto modo

Neste particular, a grande diferença entre a apologia de uma intervenção mais enérgica do Estado e o laissez faire dos mercados é que estes, quando levantam as fuças do dinheiro é para procurar mais dinheiro enquanto a primeira tem uma oportunidade real para actuar preventivamente com o enfoque na Humanidade.

Sem comentários: