23 de maio de 2009

Missionário Sócrates

Talvez fosse pelo adiantado da hora ou pelas saudades da fruta do Oeste, certo é que a palavra mais ouvida a José Sócrates no comício conjunto com o PSOE em Valência não foi «mudança», «progresso» ou «justiça social» mas sim, «pêro». Esta é a nota de destaque. O homem até se esforçou por falar espanhol mas, de castelhano, muito pouco lhe saiu. Afinal, na faculdade não precisou de ir além do «espanhol técnico».

No essencial, nada de saliente excepto o vazio de conteúdo, facto que nos apraz registar pois não seria justo mimar os espanhóis com um registo socratiano que nos é estranho. Os militantes espanhóis aplaudem, não só porque foram para isso instruídos e porque são tipos normalmente simpáticos com os forasteiros. Mas também porque ficaram com a ideia errada de que aquele homem grisalho de aspecto simpático, embora excessivamente «gesticulante», era o empresário do Cristiano Ronaldo.

Finalmente, ficámos com a impressão de que a interpretação e solução dos problemas que faz e tem de e para Portugal aplicam-se em rigor a Espanha. Essa leitura é deveras preocupante. Mas estamos convencidos que ninguém percebeu. Valha isso aos nuestros hermanos.

Sem comentários: