16 de outubro de 2004

em de-talhe



Malevich, Reaper on Red Background, 1912-13
Com todos estes imbróglios, ao menos ficamos a saber que a ideia de estabilidade não tem preço, ficando também a saber que o tal rigor depende de um indivíduo ter mais ou menos sede. Assim, o sr. reaper on red background bem pode começar a arrumar a tralha, meter lâminas no saco, porque não vai haver sangue, nem a Assembleia da República será dissolvida.
Nós por cá continuaremos nesta oligarquia com os casos Moderna, Casa Pia, apitos dourados, balda na Polícia Judiciária e na justiça, pressão sobre os órgãos de comunicação social pelo Estado, listas de colocação de professores, receitas extraordinárias para iludir o défice, código do trabalho, casas de campo para os Secretários de Estado mais fieis, portagens nas scuts, Orçamento de Estado devidamente amputado nas áreas basilares da saúde e educação, guarda-costas e assessores, aumento dos combustíveis, fim dos beneficios fiscais para quem poupa, processo tresloucado de nomeações políticas, o horizonte de despejos colectivos com a entrada em vigor da nova Lei do Arrendamento, propaganda eleitoral estatal, etc., etc.
E, a troco de quê? Animai-vos: 2% de aumento dos salários (que corresponde a 1% nos salários inferiores a 1000€ caso os funcionários públicos tivessem sido aumentados no ano transacto e a 0,7% nos salários superiores a 1000€, caso os funcionários públicos tivessem sido aumentados nos últimos dois anos) e diminuição do IRS, aquele imposto que ninguém paga em Portugal (para além de funcionários por conta de outrém). Estes tipos não têm a minima noção da realidade ou dos cidadãos comuns, suas angústias e dificuldades.
Por este andar das coisas, não tarda e vemos também o sr. Reaper com pulseirinhas de trapo nos pulsos, mais apostado em ter um resto de vida descansada, sem tumultos nem muitas chatices com que se preocupar... É conforme a sede...

Sem comentários: