9 de outubro de 2004

à tout propos (20)



ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AMERICANAS III
Decorreu esta noite, o segundo de três debates entre os candidatos democrata e republicano à presidência norte americana (na qual, recupero as palavras de um amigo, também nós deveriamos votar...). Se o primeiro debate se saldou numa vitória clara de John Kerry, o de esta noite terá terminado empatado. Mas, caso tenhais notado, o cenário é totalmente diferente assim como o figurino, ie, se no primeiro debate, os candidatos permaneciam sentados a expor as suas ideias, neste, houve uma grande margem para convencer in situ, os eleitores indecisos que disparavam pálidas questões da plateia.
Os media americanos consideram que este Bush foi melhor do que o primeiro e a esse facto não é alheia a propensão do actual presidente para o espectáculo, para as proposições directas, minguadas intelectualmente, simples e segmentadas binariamente. A aceitação do eleitorado americano é evidente, este estilo facilita a escolha e não estimula o raciocinio. Acresce que este figurino favoreceu a simia linguagem corporal de Bush em detrimento de Kerry, naturalmente menos dado a circos madeirenses. Como as semelhanças são incríveis, da Madeira a S. Bento... O povo diverte-se com as piadinhas do texano e lá em casa, pode acompanhar o debate com o som do televisor em mute, enquanto ensaia uma das famosas entradas de John Wayne num saloon.
Teremos que esperar pelo terceiro debate, pois tal como James Poniewozik refere na Time, «much like the TV networks during the baseball playoffs, the political media has an interest in making sure there's a decisive rubber match». E isto diz tudo. Ainda se admiram de em Portugal se fazer caso de uma central de informações e da impudente obcessão com o controlo da informação? Já Emídio Rangel dizia...

Sem comentários: