7 de dezembro de 2004

à tout propos (71)



PARABÉNS «BOCHECHAS»
Apesar de nunca ter conhecido pessoalmente o Dr. Mário Soares (o que me não habilita a discorrer como outros, acerca das suas qualidades humanistas e políticas...), sinto no entanto que também devo prestar aqui a minha homenagem e felicitá-lo pelos seus 80 anos.
Afigura-se-me que dificilmente será contestável, o papel central que teve na consolidação da democracia em Portugal, na adesão à CEE, apesar do seu estilo por vezes, ziguezagueante; e nalguns episódios, discutível. Não obstante, tem, indubitavelmente, o seu lugar na história.
É pois com satisfação que homenageio o «Bochechas» (como o tratávamos lá por casa e pelo país inteiro) o mesmo a quem me habituei ver sobriamente elogiado pelo meu pai, o mesmo cujo autocolante «Soares é fixe» ostentei posteriormente na minha mochila do Ciclo. A foto escolhida recorda aqueles tempos em que havia alegria e esperança em construir um futuro melhor para este país. Até lhe consigo sentir o cheiro...
Soares simboliza isso que me parece estarmos a perder: a alegria de poder contribuir, de lutar por algo grande, universal.
Estaremos finamente a dar em barões e frades queirosianos...

Sem comentários: