19 de fevereiro de 2005

em de-talhe

AFINAÇÕES E REPAROS

Como é do conhecimento geral, há um tipinho - Bandido Original - integrado numa corja pestilenta mais ampla, tem como hobbie espremer as suas gordas borbulhas em blogues decentes como este.

Este Sr. Bandido colocou há dias um comentário no meu humilde espaço democrático e dialógico, no qual (como em outras ocasiões), insiste com parábolas diletantes e dogmáticas como a que passo a citar.
Diz ele, num português prosaico e arrastado:

«O Bloquistas, ou seja, os apóstolos da UDP, do PSR ou da Politica XXI, sabem o que são?Ou sequer o que querem?A vossa raça de bombeiros, os chicos espertos apaga fogos, que nem fazem ideia da razão pela qual o fogo começou, proferem brilhantes discursos intelectuais na altura de apagar o fogo, mas é só!É mesmo só isso, discursos!O Bush tambem os tem, e tambem os sabe proferir...Coitados...»

Para além disto não fazer qualquer sentido, importa fazer dois ou três reparos que se pretendem revitalizadores daquele cérebro empedernido:

1. Mas onde é que aquele senhor ouviu aquela do Bush saber discursar? Se ele chama qualidades oratórias a um balbuciar atabalhoado de fórmulas simples indiciadoras de condicionamento explícito... O homem nem tem discursos nem sabe falar, ponto. Para quê comparar a feira de Borba com o cú das calças? Isto, por si só, é demonstrativo da enorme confusão que vai naquela pequena noz...

2. Uma pergunta a esse indivíduo: mas onde é que radica essa sua obsessão com as minhas opções políticas? Isso interessa-lhe para quê? Desconfiará porventura que sou algum dissidente que importa controlar? Serão isso tiques da vossa «cultura democrática»?

3. Uma sugestão a esse sujeitinho: que leia, fashavor e se tal não lhe for exageradamente penoso, qualquer coisa como, por exemplo, Para Além da Esquerda e da Direita (Anthony Giddens). O conselho é didáctico e pode vir a revelar-se-lhe bastante útil.

Rogo-lhe finalmente, que não se ponha com as infantilidades do costume a dizer que «isso é terceira via, blá, blá, blá, e que o Estaline vem-nos buscar, blá, blá, blá».

Que esse senhor passe bem e acolha com humildade as sugestões que generosamente lhe dirijo.

1 comentário:

ARV disse...

pois, pois... disfarça que eu assobio...