17 de maio de 2005

No caminho certo da paródia



Mapa de valores de Inglehart
Como se pode ver, segundo Ronald Inglehart, Portugal está comodamente instalado (no que ao enquadramento axiológico do grosso da população diz respeito, em termos de representação colectiva) entre o Chile, Argentina ou até mesmo o Vietname. Curioso. É importante ressalvar que se trata de um estudo onde os valores democráticos são predictores fulcrais... Daí a fraca distância apenas com algumas nuances.
E, se no que concerne aos valores pós-materialistas, ainda é preciso comer muito tijolo para chegar ao nível dos países da escandinávia e anglo-americanos (convém recordar que este é um indicador de desenvolvimento económico estável e duradouro, numa dimensão intergeracional), já relativamente aos valores tradicionais, conservamo-nos muito próximo do terceiro-mundo, o que é, de resto, compreensível. Eduardo Lourenço e muito recentemente José Gil, cada um à sua maneira, conferem-no.
Como os estudos não chegam, temos felizmente a Comissão Constâncio para atirar bajoulos para um charco tão pantanoso como o que tem sido feito pelas nossas ilustres «elitesinhas» à portuguesa e a que o próprio défice de cultura democrática da população não é alheio. São os cidadãos deste país quem tem a maior parte da responsabilidade. Infelizmente, «dá deus nozes a quem não tem dentes»...
PS: com o mal dos outros posso eu bem...

Sem comentários: