21 de fevereiro de 2006

Traçado do TGV



Este é oficiosamente, o traçado do TGV no que ao concelho de Redondo diz respeito. Em concreto, o traço horizontal do meio que descreve uma ligeira curva no sentido nascente para poente, resguardado por um corredor imaginário (as duas linhas que lhe são paralelas). Ora, o corredor em causa vem colocar em suspenso o PDM de Redondo, em altura de revisão.
Não sendo especialista e sabendo que não será integrado no corredor existente ao longo da A6 (supostamente diminuiria os impactos ambientais), que como se sabe, passa a norte do concelho de Redondo, sou assolado por algumas duvidas. E as duvidas têm que ver justamente com a inflacção do custo da obra em razão dos obstáculos e declive (não se colocou o mesmo problema com a construção da A6?), com a expropriação de terrenos e com a inflacção que outros terrenos não afectados possa vir a sofrer.
É que, ao contrário de uma via rodoviária que permite a abertura de acessos [valorizando os terrenos em volta], uma linha ferroviária espartilha o território e não traz beneficios conhecidos às populações locais (excepto quando são projectadas gares).
Quem poderá ganhar com este desvio ao traçado da A6?
Aliás, ou o traçado da A6 foi tecnicamente mal desenhado ou em contrapartida, terá sido este. Do ponto de vista técnico, na superação de obstáculos (e recursos utilizados para essa superação), seria sempre menos oneroso e ambientalmente mais sustentável, fazer coincidir ambos os traçados num corredor que lhes seria comum. Os declives existentes a norte (concelho de Estremoz) não são muito mais acentuados do que os que se acham nos contrafortes da serra d'Ossa...
Esperemos pelas explicações técnicas, sustentadas pelo parecer político da coisa...

Sem comentários: