7 de abril de 2006

Uma Revelação



Francis Picabia, Bonheur de l'Aveuglement, 1947
Disfarçadamente, Gabriela mostrava-se apreensiva. Subitamente, do ângulo aberto oferecido pelo lugar ocupado ao canto da mesa, juraria identificar canais de comunicação entre as pessoas. Como feixes cónicos de luz, conectando emissores e receptores, à vez. Intensificavam-se no decorrer na conversação.
Contudo, esses canais cilíndricos de ar colorido apresentavam erro. Sistematicamente. No seu interior era possível observar partículas esquizóides em incessante circulação. Bipolaridades incompreensíveis.
As pessoas reunidas e dispostas ao longo da enorme mesa de carvalho, alcançavam diferentes níveis de entendimento entre si, aumentando ou diminuindo o diâmetro dos canais, conforme os interlocutores; e um conjunto de variáveis interconexas. Por vezes, os canais extinguiam-se, pura e simplesmente. Os dela, permaneceram invisíveis, intangíveis pelos restantes, translúcidos e por isso, não verificáveis.
Ao observar esses canais, Gabriela detectou elementos anormais que não podia compreender. Um problema de comunicação em que nem signo nem significado são municiados por atributos partilhados.
Falava-se de uma terceira pessoa, embora com o recurso a diferentes substantivos. Seria uma consciente ruptura que se ensaiava, visando a anulação da padronização a que a nomeada é sujeita. A rejeição da funcionalidade pretendida com a indexação da fisionomia a um nome.
E houve algo que inicialmente não apreendeu. Quando Ana falava ao grupo referia-se à terceira pessoa, adicionando um insondável prefixo ao nome próprio, como que, reclamando deferência para com o ausente sujeito. Ao invés, quando se dirigia a Cláudia, proferia o dito nome sem esse apêndice, tornando-o quase indistinguível. A disciplinada concentração de Gabriela era o factor decisivo, que lhe permitia suspeitar que uma e outra tagarelavam sobre a mesma pessoa. Impressionante, aquela transmutação sensorial operada em Gabriela e no grupo. Como vagas de ondas a rebentar na praia, engolindo tudo à sua volta, para em seguida arrastarem consigo tudo o que hão-de devolver em novo rebentamento.
E Gabriela não compreendeu aquela ruptura empreendida com a adição e a subtracção de um simples prefixo, que nada parecia significar mas cuja inclusão transformava manifestamente a seriedade da conversa. Afinal, os acessórios definiam as pessoas. Na primeira oportunidade, não hesitou em comprar um.

Sem comentários: