19 de maio de 2006

Boas-vindas à Selecção

Na emissão da Antena 1, a partir do Convento do Espinheiro (hotel *****, em Évora), o jornalista confronta Andrade Santos (Presidente da Região de Turismo de Évora) com a questão obvia: «Precisa Évora disto, para se promover turisticamente?». A resposta, decalca-se de imediato: atabalhoada, cliché, sensaborona.

José Ernesto (Presidente da Câmara de Évora) por seu turno, discorria sobre duas importantes mais-valias: a promoção da imagem da cidade [alguém se recorda onde estagiou a selecção portuguesa no último Mundial de futebol?] e, pasme-se, o sinal de confiança dado pelos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol à população eborense, evidenciada pela escolha de Évora. Muito profundo, comovente, quase místico. As gentes de Évora agradecem certamente esse reconhecimento de civilidade.

Entretanto, julgamos que inocentemente, o mesmo jornalista traz à discussão o perfil-tipo do turista que visita Évora e aquele que se propõe atrair… Inflexão, fuga e mais uma resposta inconclusiva. Inscrita numa estratégia, naturalmente.

Em todo o caso, já poderemos sonhar com o «pombal» renascido das cinzas, a acolher um espectáculo do Évora Moda (evento de referência nacional), à pinha com futebolómanos e aficionados tauromáquicos, animado pelo grande mestre de cerimónias, naturalmente, o Mestre Cutileiro montado num corcel de mármore.
De qualquer modo, aproveito para dar as boas-vindas à Selecção Nacional de Futebol pois certamente se sentirão em Évora tão bem como em suas próprias casas. Aproveito também para agradecer ao Hotel Convento do Espinheiro por se ter associado filantropicamente a este grande desígnio nacional. Todos juntos vamos vencer. Todos juntos, preparemos o pé-de-meia para entregar aos valorosos guerreiros da fé. Todos juntos conquistemos a Alemanha e enviemos para lá os nossos parlamentares pois a silly season começou hoje e eles precisam de férias...

Sem comentários: