24 de maio de 2008

Ideologias de meia tigela

Há motivos mais do que suficientes para que Santana Lopes descole na corrida à liderança do PSD, agora que este apelidou José Pinto de Sousa [eng.º em part-time], de «socialista de meia-tijela». Esta velada desconfiança quanto ao socialismo do primeiro-ministro pode significar uma radical alteração no rumo daquela competição interna e reunificar o PSD sob a mesma bandeira: todos contra o socialismo de meia tigela do eng.º.

Santana Lopes, com a minúcia do costume, atreveu-se novamente a colocar o seu dedo sujo na ferida dos outros. É um combatente infatigável, recordemos. E, fê-lo, ao eleger para o topo da sua agenda política uma ancestral discussão sobre a ontologia da tigela e dos decilitros que cada uma é capaz de albergar. Muito inteligente.

Porém, sem surpresas e para desilusão do candidato à liderança laranja, não há nem pode haver socialismo de meia tigela. Ou se é socialista de tigela inteira ou se é outra coisa qualquer. A tigela vazia é indício de que a coisa é saborosa. Bom, mas como em tudo, há excepções. A Zita, por exemplo, uma verdadeira comunista-liberal, de tigela… duplamente compartimentada, se quisermos… cheia dos dois lados...

Eu gosto da tigela do Pedro [Santana Lopes] e da sopa de letras que quase transbordam para a tigela do Paulo [Portas]. Também gosto da tigela do Jerónimo [Sousa], reforçada com taipais. Agora… quanto à tigela do eng.º. José Pinto de Sousa, creio que talvez o Pedro se tenha excedido…

Pode parecer mesquinho mas… dizer que um homem tem a tigela meia de qualquer coisa ideológica, não se compadece com os tempos de hoje em que se respira ideologia política em cada esquina. A começar pelo Pedro, homem profundamente obstinado com os valores e princípios liberais. Que o digam as esposas de alguns desonrados.
Bom, em todo o caso, há-os de todas as cores e, por vezes, até sabem que o cravo «é tipo, o símbolo», e a «direita é a dos ricos». Mas isso, depende da curvatura forjada pelo aconchego entre o corpo e as cuecas.

Sem comentários: