8 de maio de 2008

Precariedade laboral como Lei Geral

Na sequência da Moção de Censura ao governo, apresentada hoje na Assembleia da República pelo PCP, Sócrates reagiu afirmando que poderão haver muitos motivos para censurar o governo embora considere «errados» os da oposição. Desta afirmação, não ficou claro se por «oposição» o senhor José Pinto de Sousa entende apenas o PCP ou se, em contrapartida, apenas o próprio PS tem legitimidade para censurar o governo. A este respeito, já vimos que não. Manuel Alegre e a ala esquerda do PS não clarificam a sua posição, optando antes pela deambulação desnorteada.

Quanto à moção do PCP, não só é perfeitamente justificada como é acertada. Todos os esforços desenvolvidos no sentido de dignificar o posto de trabalho e as condições laborais foram postos em causa pela acção directa e laxista de sucessivos governantes que nem se mostraram determinados em credibilizar a Administração Pública, nem tiveram coragem para regular com sensatez o sector privado.

Portanto, dizer que o governo pretende transformar a precariedade em lei geral, não é errado. E implementar a «flexisegurança» de países incomparavelmente diferentes do ponto de vista cultural, económico e social, significa não conhecer o país real e o calibre dos nossos pequenos e médios empresários.

Sem comentários: