21 de janeiro de 2009

Jaime Isidoro 1924/2009


Sem Título, 2005, acrílico sobre tela (Jaime Isidoro)



As francesinhas tardias no "Snoopy" deram lugar à aguardente velha posta gentilmente na mesa pelo proprietário, um orgulhoso filho e amante do Pinhão. No dizer do homem, «uma das maravilhas do mundo». Para o provar, lançou mão de uma revista e lá estavam as fabulosas imagens daquelas escadarias vinícolas que se precipitam sobre o Douro. Poderia alguém desencantar prova mais esclarecedora e definitiva? Não! Pelo menos... não àquela hora, num simples restaurante da Avenida da Boavista, para lá das horas de fecho.


Se a garrafa viera, fizemos questão que com ela se sentassem os seus acompanhantes: o que comia e o que servia. Juntos à mesma mesa. Fosse pelo seu ritmo de vida, fosse pelo prazer da noite, o desconhecido que comia fazia-o no contra-ciclo da clientela normal. E deitava um olhar fugaz mas atento e ávido de contacto.

- Obrigado pela gentileza mas agora têm que se sentar connosco. Convidámos. Os dois homens aceitaram e depressa confirmámos que a deles era uma relação que ultrapassava a vulgar esfera comercial. Eram amigos. A minha suspeita foi confirmada mais tarde, quando o homem do Pinhão nos disse que lhe não cobra nada pelas refeições; ao outro, o que comia. A coisa ficava paga com umas pinturas oferecidas das quais, o que servia, dizia jamais se via a desfazer. Como se ali tivesse uma autêntica relíquia. Tê-la-á, certamente.

- Jaime Isidoro? Peço mil desculpas mas, de facto, somos uns verdadeiros ignorantes. Respondi embaraçado, quando o que servia tratava de apresentar convenientemente o que já não comia mas beberricava a sua aguardente, agora, com o do Pinhão e na companhia do casal de «mouros» desconhecedores de tanta coisa.

Foi assim que permanecemos sentados no “Snoopy” até às 3 da manhã, percorrendo décadas na vida intensa de um homem simples, extraordinariamente espirituoso e de uma sensibilidade aguçada. Particularmente tocante quando se referiu à companheira de sempre: a das letras.

Depois das despedidas e das incontornáveis promessas de visita, muito para lá da porta da rua, ouvimos um surdo mas inconfundível apelo, proveniente da penumbra. Olhámos para trás. Era o amigo Jaime que nos chamava. Saltitava desajeitadamente na nossa direcção, convidando a conhecer a sua galeria, situada a alguns metros de distância do “Snoopy”. Conhecemos, enfim, mais alguns retalhos da sua vida e, por que não, do percurso recente das artes plásticas em Portugal. Ficámos a saber como a idade e a experiência lhe trouxeram a autoridade suficiente para sintetizar tanto num só traço ou, simplesmente, numa mancha de tinta arremessada contra a tela.

Dele, guardamos a amizade. E um grande privilégio por o ter tido como mestre, ainda que, por apenas um par de horas. As suficientes para lhe dedicar este texto.

Sem comentários: