31 de maio de 2009

Europeias continuam longe da Europa

Vital Moreira não só assimilou a cultura política de José S. Pinto de Sousa como conseguiu dar alguns centímetros ao seu rival social-democrata, Paulo Rangel, ao mandar definitivamente a campanha para o mais repugnante lodo.

Além do registo condenável, a 8 dias das eleições europeias, os candidatos parecem não ter compreendido inteiramente a que se candidatam e, possivelmente, andarão a fazer as contas sobre qual o quarto do Palácio de S. Bento que lhes caberá. A Europa é o quintal de trás, uma extensão da política corriqueira e imbecil que vigora. Mas também é possível que, como alguém acusou, todo este atoleiro em que se converteu uma simples campanha para a menos participada das eleições, faça parte de uma estratégia conjunta dos dois principais partidos para a descredibilizar, aumentando a abstenção eleitoral.

Seja como for, esta campanha funciona como o aperitivo do que está por vir com as eleições autárquicas e legislativas. E o que prenunciam não é nada de bom. Pelo menos para quem tem preocupações com a democracia.

A consolidação democrática defendida pelos politólogos até pode ser uma realidade do ponto de vista jurídico e entre alguns sectores da sociedade portuguesa. Mas certamente não o será no seio dos covis partidários.

Sem comentários: