12 de agosto de 2009

As ingerências intoleráveis da ERC

Titubeante e por vezes lambe-botas, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), emitiu recentemente uma directiva em que era sugerida a suspensão da colaboração dos opinion makers que são, simultaneamente, candidatos nos próximos actos eleitorais, sempre que não seja garantido espaço para todas as candidaturas. Apesar de não ser vinculativa, esta directiva acicatou os ânimos da Confederação das Empresas de Comunicação Social que se apressou a repudiar tal ingerência.

Como é evidente esta reacção fere de morte a garantia de pluralidade e igual acesso aos poderosos meios de comunicação social pelos diferentes candidatos, desvirtuando os critérios jornalísticos e o regular funcionamento do processo eleitoral.

Mas, acima de tudo, esta reacção é reveladora da colonização dos valores democráticos, sociais e profissionais pelo princípio de mercado. Por este andar, a definição das listas passará a privilegiar definitivamente os superstars da «socialite» e dos media em detrimento das competências dos candidatos. E, claro, essa gente faz-se pagar…



Ver Incompatibilidades de campanha

Sem comentários: