26 de outubro de 2009

Novo governo ii

Hoje será empossado o novo governo. Mas, segundo a generalidade da comunicação social, é esperada a ausência de mais de metade dos ministros. Jornalistas do país inteiro não se cansam de dizer que Cavaco Silva dará posse a um «governo minoritário», ilustres comentadores políticos insistem na fragilidade de um «governo minoritário» e até alguns políticos já se atreveram certamente a contar o número de ministros para o classificarem como «minoritário». Será isso?

Há, também, uma explicação muito menos rebuscada para esta sistematização do erro. Este epíteto «minoritário» pode afinal referir-se ao número de elementos da esquerda dentro do governo, se o estivermos a avaliar a partir da perspectiva de Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa ou Francisco Louçã. Ou ao número de elementos da direita, se o estivermos a observar a partir da perspectiva de Jaime Gama, Manuela Ferreira Leite ou Paulo Portas.

Há, finalmente, uma interpretação cujo acerto é tão remoto quanto as ilhas Trobriand o são para Portugal. O facto de, no Parlamento, o PS não ter conseguido a maioria absoluta e sim uma maioria relativa, leva toda essa gente a referir-se ao governo como sendo «minoritário». Só por defeito linguístico ou conforto conceptual  convertido em costume é que se pode adoptar essa terminologia. Talvez tenham sido ambas porque o mundo inteiro a convencionou...

À excepção dos governos coligados, em todas as democracias do mundo integradas no modelo consensual (na terminologia de Arend Lijpaart, em oposição ao modelo maioritário ou de Westminster) e, concretamente em Portugal, um governo é sempre maioritário porque é suportado por uma maioria na câmara legislativa, seja relativa ou absoluta. Claro que a dimensão quantitativa do partido que o suporta no Parlamento é fundamental para lhe dar força e autoridade. Assim sendo, por que não passar a chamar-lhe «governo introvertido» e «governo extrovertido» ou «governo autista» e «governo dialogante» ou «governo independente» e «governo dependente» ou «governo leão» e «governo gatinho»?


1 comentário:

EM ROID HALL disse...

curti, à brava, este post.

parabéns e muito obrigado