3 de janeiro de 2005

em de-talhe

COM AS DUAS PATAS NA POÇA
O PS está a arrancar bem a pré-campanha eleitoral. Primeiro vem José Sócrates defender incondicionalmente a co-incineração de resíduos perigosos. Agora, correm rumores de este partido admitir o aumento do IVA em 1%, como forma de combater o défice, pela receita.
Nem vou recordar o que foi dito pelo PS quando Manuela Ferreira Leite do PSD decidiu subir o IVA de 17 para 19%. E justamente, porque o ganho de 2% na tributação teve como reverso da moeda a quebra do consumo, penalizando os mais desfavorecidos.
Mesmo para um PS alinhado no centro-direita, uma proposta de novo agravamento fiscal, a incidir num imposto directo sobre o consumo, é no mínimo lamentável. Quaisquer noções de equidade saltam fora desta aritmética e como sempre, serão os mais desfavorecidos e a baixa classe média baixa a pagar a factura. Só isso explica que as subidas nas vendas de automóveis de luxo não se detenham com crises, nem as estadas em hotéis de 5 estrelas, nem a compra de imóveis de luxo. Como me confessou um industrial hoteleiro de alta qualidade há uns tempos, a «crise não passou por aqui, antes pelo contrário, 2003 foi um ano excelente».
A aprovação do Orçamento de Estado acaba por ser um alívio para o PS, que vê compensada a balança da descida do IRS (sobretudo nos escalões mais altos) com a eliminação dos benefícos fiscais. desafio o cidadão médio que tenha uma poupança reforma ou habitação a fazer as contas...
Punhaladas nas costas, não é só no PSD...
Por isso, aconselho vivamente o PS a rever toda a sua programação eleitoral e pensar em alternativas sustentáveis, críveis e estratégicas para o país. Caso contrário, mais vale entregar isto aos chineses. E deixem de pedir maiorias absolutas aos portugueses, que já estão fartos de dar o poder e receber miminhos destes em troca.

1 comentário:

pachkilima disse...

uma estreia nisto dos comentários e já me obrigaram a ter o meu próprio blog!!!É esta a democracia desejada? Parece-me antes uma excessiva sectarização! Temos os bloggers e os que gostariam de os ler mas não ser...vou ser uma para-a-frentista...todos o seremos queiramos ou não!!!!
Bem depois deste show de "minhoca-na-ponta-do-anzol-a-estrebuchar-sem-saber-o-que-a-apanhou!Oh-quem-me-safa-desta????" poderia tecer um comentário...mas parece que foi atingido o limite de caracteres :(