7 de abril de 2006

Fazer a Vontade ao Hamas

Perante o cenário anunciado pela União Europeia em suspender a ajuda financeira à Autoridade Palestiniana, não será difícil prever que o Hamas vai intensificar a demanda por financiamentos alternativos. E também não é anormal conceber a existência de numerosos beneméritos no mundo árabe, dispostos a apoiar um governo fundamentalista islâmico. Para isso, basta apenas não renunciar à luta armada e ao objectivo nº 1: escorraçar os judeus para o mar. Correrão rios de dinheiro…

Por outro lado, a decisão da União Europeia pode ser compreensível, caso as ajudas financeiras sejam canalizadas por outros meios, nomeadamente através da ajuda humanitária. No entanto, esse desvio de fundos gera um desequilíbrio nas contas públicas e na máquina administrativa palestiniana. A alta corrupção terá assim caminho para crescer e estender os seus longos braços. É isto que a União Europeia deseja? Talvez o Irão ou um qualquer Sheik dos Emirados Árabes Unidos possa pagar os salários da malta durante uns tempos…

Ao tomar esta decisão, não me parece que a União Europeia demonstre uma boa destreza negocial porque entretanto, já não é com a Fatah que está a lidar. Terá o Hamas, flexibilidade suficiente para acatar sem rodeios, as ingerências da União Europeia? Com esta decisão, a «moderada» União Europeia perde margem de manobra junto da Autoridade Palestiniana. A União Europeia está assim a entregar de bandeja aos radicalistas, a possibilidade de ajudar a alcançar acordos pacíficos e no espírito das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Coisa que poucos até hoje respeitaram…

A confirmar-se a decisão, sem contrapartidas que agradem aos palestinianos, o jogo do gato e do rato vai tender a persistir. Por cima da mesa, a toalha está incólume, mas entretanto por baixo, comandos israelitas e jovens suicidas muçulmanos seguem a sua vidinha porfiada. Um clássico.
A resolução do conflito pela via das armas também não é de excluir, porém, só poderá ser concluída depois de pelo menos uma das partes ter sido chacinada.

Sem comentários: