8 de novembro de 2006

Prá Direita é que é Caminho!

O Partido Nova Democracia, fundado por um dos mais brilhantes portugueses – Manuel Monteiro – protagonizou uma rotação de 180º, encarpado anterior e flick-flack lateral.
De partido ideologicamente transversal à época do seu nascimento [cacarejando ligações a padres, toxicodependentes, lésbicas, monarcas, industriais, desempregados, cabeleireiras, cantoneiros, jovens debutantes, marialvas, islamitas, hippies e médicos], metamorfoseou-se no “único partido de direita em Portugal”.

Esta afirmação de Manuel Monteiro é preocupante. Há correntes de pensamento que defendem a «direitização» do indivíduo ao longo da vida, acompanhando um certo desencantamento com o mundo e consequente perda dos ideais da juventude. As excepções de Freitas do Amaral e de Mário Soares confirmam a regra... Mas Manuel Monteiro já em rapazote evidenciava uma certa propensão, sejamos honestos...

De qualquer modo, esta deriva do PND pode significar um envelhecimento precoce mas será que também não dará a entender uma evidente decrepitude?
Ou estaremos perante a total inversão do espectro ideológico de 75, colocando o PCP como partido do centro direita?

Sem comentários: