5 de novembro de 2007

Mais vale tarde do que nunca?

Foi hoje anunciada pelo ministro do ambiente, a intenção de desenvolver um plano para a criação de um centro de reprodução artificial de lince ibérico, a instalar durante o próximo ano em Silves. Para que tal venha a ser possível, o denodado ministro assinou um pacto com o seu congénere espanhol, que nos permitirá beneficiar do apoio técnico e de especimens que vêm sendo reproduzidos em Espanha.
Este apoio essencial não acontece por acaso. Há quase 9 anos, em Fevereiro de 1999, o governo espanhol aprovou a Estratégia para la conservación del lince ibérico (lynx pardinus), cuja elaboração contou com a participação de várias entidades, entre as quais o luso Instituto de Conservação da Natureza (ICN). Foi ao abrigo deste plano que os espanhóis iniciaram o seu programa de reprodução em cativeiro, com os frágeis resultados que são conhecidos: alguns dos quais a montante, porque os habitats se distribuem ao longo da linha de fronteira, tornando-se indispensável garantir medidas de protecção paralelas às instituídas em Espanha.
Mas convém salientar a dimensão deste medonho atraso estrutural a que nem a participação do ICN foi capaz de obviar. Considerado muito raro em 1965 e ameaçado em 1986, só em 2007 é que o governo português decide achar que tem condições para intervir e participar futuramente na conservação de uma espécie endémica na península, unindo-se a uma timida iniciativa espanhola que remonta a 1994, Aplicación de medidas de conservación del lince ibérico, servindo de elemento estruturante para a estratégia aprovada em 1999. Quanto a nós...

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto a nós... batatas! Para variar.
É nestas e noutras alturas que me aborrece tremendamente ser portuguesa. Fico mesmo entediada. É essa a sensação.
É horrível sentir que o óbvio de há dez anos pertenceu aos loucos que adoravam pensar, idealizar e trabalhar e que esse mesmo óbvio agora, pertence aos senhores iluminados. Bom, ao menos que se façam as coisas.
Apoio-as na mesma embora entediada!
Shovski