23 de novembro de 2007

Princípio da Sobriedade

À semelhança de outras qualidades, também a sobriedade é assimetricamente distribuída pelos homens. E, tanto pelo registo das suas intervenções públicas como pelo seu percurso académico, José Manuel Pureza denota, não raras vezes, um espírito acutilante mas sóbrio e coerente.

Talvez por isso destaque mais se o vemos estoicamente agarrado a um único argumento, como Ulisses ao mastro do seu barco, enfrentando as vagas do mar e o canto das ninfas.

Segundo Pureza (hoje no Conselho Superior da Antena 1), a construção do novo aeroporto deve responder ao critério da territorialidade, supondo que dessa forma servirá mais comodamente a maioria da população. Nesse caso, não tem dúvidas quanto à implementação desta infraestrutura na margem norte do rio Tejo.

Contudo, esse princípio quantitativo merece tanta ponderação quanta a merecem o princípio do desenvolvimento estratégico e o princípio da gestão racional dos recursos.

Não escandalizaria se, devidamente ponderados estes princípios e uma mão cheia de variáveis (entre as quais, o TGV…), se chegasse à conclusão que a melhor localização do aeroporto fosse… Madrid.

Sem comentários: