14 de março de 2008

Chegou a «Polícia Moral»

De mansinho, o mal entranha-se na sociedade e a sua banalização passa uma ameaçadora rasteira à indignação, à perplexidade e aos valores liberais tão duramente conquistados ao longo dos últimos 250 anos.
Incapaz de conviver com a sociedade em que vive, o governo não escondeu desde os alvores da sua nomeação, alguns tiques autoritários que fizeram as manchetes da comunicação social. O secularismo do Estado português sofre mais um rude golpe com a nova e intolerante intromissão do governo na vida das pessoas. Desta vez, com a criação de uma «Polícia Moral» para vigiar a moral e os bons costumes, nomeadamente dos petizes com menos de 18 anos. Para o governo de Sócrates e para os deputados que o sustentam, mandar proibir os filhos dos outros de usar piercings, tatuagens e maquilhagem permanente é tão natural como instituir que todos eles permaneçam nas escolas até aos 16 anos.

Será mais este excesso, uma medida integrada na estratégia de desenvolvimento do país? Um país de betinhos a morrer à fome mas orgulhosos do uniforme estilizado pelo grande líder?

Sem comentários: