12 de março de 2008

Ditos terceiromundistas

Os descomunais níveis de infecção por HIV em todo o sul de África não escondem algumas das causas, como o enorme desconhecimento associado a cuidados de higiene, promiscuidade ou práticas supersticiosas. Em muitos casos, vigora a crença segundo a qual, a cura para a doença consiste em consumar relações sexuais com virgens.

Este tipo de concepções ditas «terceiro-mundistas» têm, no entanto, reflexo em países também ditos desenvolvidos. Pior ainda, quando se trata de populações ditas esclarecidas. Num estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Coimbra, chegou-se à conclusão que um em cada dez alunos universitários acredita que a pílula anticoncepcional é, não só um contraceptivo, como também uma barreira contra o HIV/Sida.

Resta-nos esperar que o processo de amostragem tenha sido mal conduzido e que, afinal, apenas 10 alunos tenham sido entrevistados, cabendo a um deles o epíteto de troglodita.

A relação entre trogloditas e alunos esclarecidos deverá inverter-se definitivamente quando as actuais reformas de educação derem frutos.

Sem comentários: