10 de dezembro de 2008

Uma promessa por cumprir

A Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH) comemora hoje 60 anos. A lista dos abusos e do total desrespeito pelos direitos humanos continua tão extensa quanto em 1948. Seria penoso, para si e para mim, discriminá-la. Mas, dar-nos-íamos por satisfeitos se, pelo menos, a DUDH fosse respeitada nos países que deram à luz o ideário iluminista que lhe está na origem. Pelo menos, nas pessoas humanas.

Mas os progressos terão sido alguns. Há precisamente um ano, quando Kadhafy esteve acampado em Portugal por ocasião da Cimeira UE-África, o seu staff fez publicar, entre outras coisas numa página inteira do jornal Público, a seguinte frase enigmática: «o perigo das armas metralhadoras contra os seres humanos baseia-se no seu uso exagerado na morte colectiva».

Espero, francamente, que toda esta abnegação esteja a dar resultados e que não se exagere no uso da metralhadora quando há necessidade de fazer umas limpezas colectivas. Certamente que os gajos no Darfur seguiram o apelo deste bom homem.

Hoje comemora-se o quê?!
Anexo: DUDH

3 comentários:

Anónimo disse...

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é fundamental que exista.
E cada um de nós deve lutar para que seja cumprida em qualquer lugar do mundo

Anónimo disse...

Quando homens e mulheres fazendo o mesmo trabalho e auferem vencimentos diferentes, estamos perante violação dos direitos humanos;
Quando uma pessoa é discriminada pela religião que pratica, estamos perante violação dos direitos humanos;
Quando existem barreiras arquitectónicas nas cidades, dificultando a mobilidade das pessoas com deficiência, estamos perante violação de direitos humanos;
Quando uma pessoa é vitima de violência devido à raça a que pertence, estamos perante violação dos direitos humanos

...e por aí fora.

Ainda há muito por fazer, às vezes por pessoas bem perto de nós e por outras muito longe.

Anónimo disse...

"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar"

Martin Luther King