9 de outubro de 2009

Obama vence Nobel por antecipação

O Comité do Nobel agraciou Barack Obama com o Prémio Nobel da Paz. Como é evidente, não foi pelo que fez mas pelo que disse. Contudo, a credibilidade dos prémios Nobel fica amarrada às promessas do premiado, tal e qual o voto de confiança que um comum eleitor dá ao partido A ou B em qualquer acto eleitoral. Ou seja, esta surpreendente decisão vem premiar aquilo que o actual Presidente dos Estados Unidos da América poderá vir a fazer no futuro, invertendo a lógica da «obra feita» pela a qual são normalmente distinguidos os indivíduos nas áreas da física, química, medicina, literatura e economia. Além disso, fica aberto o precedente para que as promessas passem a valer prémios e para que cada novo presidente da maior potência mundial receba, à cabeça, a medalha de ouro, o diploma e o prémio monetário.

4 comentários:

nuno disse...

ainda não havia timor qd o ramos horta recebeu o prémio.

Anónimo disse...

Quando termina o conflito entre israel e palestina?

Quando terminam as guerras no iraque e afeganistão?

Anónimo disse...

@ 17:01

... mas havia um trabalho de resistência do bispo de dili e um trabalho de ramos horta durante anos na onu, em prol da autodeterminação de timor. cerca de 20 anos..

JMSS disse...

Acho curioso a admiração em relação ao valor do prémio Nobel da Paz.

Quer queiramos, quer não, há muito que deixou de valer o mesmo que um da química, física ou qualquer outro relacionado com ciências exactas (mesmo o da literatura tem os seus quês...)...

Tal prémio foi também foi atribuído ao Gorbachev.
Relacionado com a história da queda do bloco soviético, podemos verificar isto:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1400264

Parece que a História pode ter mais versões além da versão dos que ficam no lado vencedor (ainda que esmagadas)...

abraço,