17 de fevereiro de 2006

Porque Amanhã é Sábado de Manhã

Amanhã é Sábado de manhã! A praça e as principais artérias da cidade enchem-se de sangue, recebendo um fervilhar de motivos que as engalanam. Dão lugar a um corropio de gente em constante azáfama, atarefados sabe-se lá com o quê. A azáfama possível escolhida recorrentemente para um Sábado de manhã. Mas única, porque exalta as arcadas, virtualiza a fonte henriquina, dá côr às fachadas nuas e desalinhadas, preenche os espaços vazios que convidam, sobretudo quando o sol arregaça as mangas e sorve os homens das suas quase inexpugnáveis fortalezas, equipadas com o último grito em conforto e comodidade.
Amanhã é Sábado de manhã e haverá o burburinho agradável e fascinante, mesmo que o sol resolva fazer gazeta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também gosto muito dos sábados de manhã, embora na minha terra (como sabes) sejam bastante menos movimentados...
Ainda me lembro de ir com a minha avó ao mercado municipal, bem cedo para apanhar os melhores legumes e frutos (tinha eu uns sete ou oito anos). Logicamente que o ecomarché tirou alguma dessa "magia" das manhãs de sábado: há sempre legumes e frutos, abre durante todo o fds e assim as pessoas optam por fazer outras coisas.
E nas cidades tb devem existir algumas diferenças desde a abertura dos hipermercados...
Tb gosto muito de Évora: a cidade histórica, principesca e alentejana ao mesmo tempo... Sempre linda, sobretudo nas ruelas mais antigas e estreitas.
Para além disso, a minha cidade natal: nasci lá, estudei lá desde o 10º ano até à conclusão da licenciatura. Por lá fiz algumas aulas de mestrado - que insisto em não concluir - e tenho trabalhado lá. Ás saídas à noite é que não têm sido muito frequentes por lá, muito embora tenha conhecido o café da cidade e o considere fabuloso em todos os aspectos.
Gostei do teu blog (a Ana Brancal disse-me para passar por cá que está muito interessante e, de facto, assim é).
O do viagem à Argentina, noutro registo é claro, está também fantástico - para além de fazer morrer de inveja pessoas que, tal como eu, sonham como uma viagem à Amazónia ou a outros locais de ambiente muito natural (confesso que nunca achei que a Argentina pudesse ter tantas coisas bonitas). Sabes aquelas concepções muito limitadas que temos de um local antes de o conhecermos?! Pois a minha ideia de Argentina era apenas Buenos Aires e ambientes muito secos. Parvoíce mas pronto...
Só não gosto muito de uma coisa: o título deste blog. Por nada de especial, apenas demasiado forte a ideia.
Beijinhos e continua que eu, quando puder, vou comentando.
Ana Carla

ARV disse...

Obrigado Ana, pela visita e pelas palavras.

Também gosto imenso dos mercados. Aliás, se há locais que gosto de visitar numa cidade, são os mercados. E em geral, quando faço uma viagem a um sitio diferente, esforço-me por não perder essa mostra de cadinhos culturais. Ali se concentra uma pequena amostra da comunidade, um espelho da heterogeneidade de valores, formas de estar e sentir.

Por ali também se dá conta de hábitos, gostos e até, da bolsa de um país ou de uma região. Um exercício algo mirone mas muito entusiasmante. Os mercados ocidentais tendem a perder um pouco da sua especificidade. Sim, porque cada mercado tem a sua própria identidade. Veja-se o mercado do Bolhão ou o sumptuoso mercado de Barcelona. O mercado de Casablanca ou o de Setúbal. Um mercado pode muito bem reflectir a alma de uma comunidade, porque dela é feito.

Volta sempre