22 de maio de 2007

Doença Rara

A comunicação social insiste no chavão como se de uma patologia específica se tratasse. Quais os sintomas de doença prolongada? «O fulano morreu de doença prolongada»; como há outros que morrem com AVC's, acidentes de viação ou de diabetes. Doença prolongada é uma grave patologia que ocorre mais ou menos no abdómen, junto à cintura pélvica, mesmo abaixo do occipital e acima dos joanetes dos pés, blá, blá.

«- Olhe, deu-lhe assim uma doença prolongada de repente, comecei a vê-lo a estrebuchar e tombou, coitadito, era tão jovem». Ou então, «- Maria, acho que tenho o mesmo que o teu cunhado, é aqui no pulso, deve ser a tal doença prolongada». Mas o mais sinistro é um tipo sofrer de doença prolongada e os médicos não terem como estudar a patologia. Percorrem os manuais de uma ponta a outra e nem sinal dessa doença rara. Debalde, como tratar alguém que sofre de doença prolongada?

Mas, eureka, doença prolongada pode afinal significar algo próximo de doença crónica. Nesse caso, já podemos afirmar com grande propriedade que, quando, naquela mecânica que os caracteriza, os jornalistas dizem que alguém morreu de doença prolongada, estão-se a referir naturalmente ao fulano que morreu por obesidade, ao sicrano que morreu com doenças respiratórias e, a beltrano que soçobrou com uma hipoglicémia. De qual destas terá morrido o Sr. Felisberto do talho?

Sem comentários: